quinta-feira, 5 de março de 2009

Conversa de botequim

Dia desses, nas famosas conversas de botequim, o assunto em pauta foi música brasileira, suas composições e seus compositores. Dessa discussão saiu o questionamento sobre quem foi o maior compositor da música popular brasileira. Tirando a parte lírica, falando mais da parte musical, instrumental. E foi quase unânime a escolha de Tom Jobim. Eu, como tenho muito cuidado ao falar desse assunto, ainda mais com um questionamento desses, fiquei em cima do muro. Não quis responder. Ou melhor, não soube.
Não que eu não ache que Tom Jobim mereça esse título. Pelo contrário, é um dos meus favoritos, e é totalmente aceitável a escolha dele para o posto, diante de sua genialidade musical. A forma como Tom implantou um tipo de música sofisticada no gênero popular é de se tirar o chapéu. A Bossa Nova foi uma grande evolução musical no Brasil, incontestavelmente.
Mas, logo veio o seguinte questionamento: como deixar de fora um Pixinguinha, Jacob do Bandolin, Ernesto Nazareth, Edu Lobo, sem falar nos poetas e letristas que também sabiam e sabem fazer a parte musical muito bem, como Cartola, Chico Buarque, Noel Rosa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, e por aí vai?
Depois desse pensamento veio um leve sentimento de orgulho por não saber responder quem foi ou quem é o nosso maior compositor. É quase impossível escolher um entre o time de feras da MPB. É grande a riqueza daquilo que podemos chamar de boa música brasileira. Pena que poucos conseguem enxergar isso.

Nenhum comentário: