terça-feira, 5 de agosto de 2008

A Alucinação de Belchior

Para mim, é mais um grande compositor que - infelizmente - não tem o reconhecimento que merece, principalmente por causa de sua voz um pouco limitada, mas que se encaixa muito bem em suas próprias músicas. Reconheço que, musicalmente, Belchior não é aquele grande criador, com harmonias e melodias medianas, mas o grande barato dele é o conteúdo lírico. Lembro de um professor de literatura que tive, apontar algumas semelhanças entre ele e Bob Dylan, sem comparações, logicamente. O estilo trovador, a poesia cortante, de fato, lembra o grande poeta norte americano.

Belchior é um compositor muito regravado e muitas de suas canções são mais conhecidas na voz de outros artistas. O primeiro contato que tive com a música dele foi na excelente interpretação de Elis Regina em Como Nossos Pais. Logo depois, ouvi a versão que a banda Los Hermanos fez para A Palo Seco. Essas duas canções fazem parte de um álbum que mais tarde fui adquirir, chamado Alucinação, lançado em 1976.


Gosto muito do álbum, talvez seja o mais conhecido e o favorito entre aquelas pessoas que apreciam a música de Belchior. Alucinação foi o disco que consolidou sua carreira. Outros grandes clássicos fazem parte do álbum, como Apenas um Rapaz Latino Americano, Velha Roupa Colorida e a faixa que intitula o álbum, Alucinação. Para quem não conhece Belchior, eis o disco que mostra perfeitamente o grande compositor que ele é.

Clique aqui e assista a banda Los Hermanos Cantando A Palo Seco ao lado de Belchior no programa Altas Horas. Vale a pena, é bem legal.



Fui!

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu pai é fã dele...
e ele tem bom gosto, é mto massa!

Ele cantando 'velha roupa colorida', na minha opnião, é mais legal q Elis Regina...ele é o compositor, fica bem mais legal...

Vitor Nascimento disse...

"Veloso o sol não é tao bonito pra quem vem
do norte e vai viver na rua" fotografia 3x4
BOB DYLAN BRASILEIRO

Muito obrigado por fazer conhecer esse gênio.

Renan Bono disse...

pois é , Bérna, eu - curiosamente - nunca ouvi a Elis cantando "Velha Roupa Colorida" ainda, então, não posso opinar. Eu gosto da Elis cantando "como nossos pais". Ela gravou primeiro que Belchior, quando ele ainda era "apenas" um compositor, mas a versão dela tem um arranjo mais bacana, uma coisa mais rock. A versão do Belchior é mais tranquila, mas é excelente também.

Então, Vitor...foi o Grijó que falou que o Belchior era o compositor brasileiro que mais se aproxima de Dylan...sem comparações, é claro, mas essa frase aí é foda...

valeu!

Vitor Nascimento disse...

pode crer, depois que o grijó me expulsou injustamente da aula dele diminui a atenção, fora que ele deve ter falado isso em aula discursiva.