terça-feira, 16 de setembro de 2008

Baden

Primeiramente, peço desculpas aos leitores do Ouvido Absoluto, por estar ausente por algum tempo. O cidadão aqui agora é trabalhador e, infelizmente, não tenho mais tanto tempo para me dedicar ao blog. Prometo me esforçar mais.
É com muita responsabilidade que escrevo aqui sobre este músico, que, incontestavelmente, foi um dos melhores que a música brasileira já conheceu. Baden Powell é sinônimo de violão. Aliás, ele mais do que isso. Baden Powell é um violão. Ele mesmo disse que o instrumento era a extensão do braço dele. Há como duvidar?
Baden também era um grande compositor, e teve como grande parceiro o poeta Vinícius de Moraes. Parceria que rendeu ótimas composições como Berimbau, Samba da Benção, Formosa e tantas outras. O disco Os Afro-sambas – Baden & Vinícius, de 1966, é clássico da MPB.

Tempos atrás fiz o download de um álbum excelente, que mostra o grande mestre do violão brasileiro ao vivo, com uma performance que te deixa sem ar, em meios a tantos dedilhados. Trata-se do álbum Ao Vivo no Teatro Santa Rosa, também de 1966.


A forma como Baden toca, chega a confundir a cabeça daqueles que tentam entender o que é seu violão. A interpretação de O Astronauta, outra parceria com Vinícius, é sensacional, uma das melhores do disco. Sem falar na quinta faixa, Berimbau, intensa e veloz, que deixa a impressão que Banden Powell tem mais que cinco dedos em uma mão – eu não duvido.
É um disco que já faz parte da minha listinha de mais ouvidos e através dele, resolvi conhecer profundamente a obra deste grande violonista.

Só pra ressaltar, tive a oportunidade de assistir – boquiaberto - a apresentação de Marcel Powell, filho de Baden, no Circuito de Jazz da Estação Porto. O que posso dizer é que o sobrenome que Marcel carrega, faz jus a toda a sua habilidade no violão. Ele realmente é “filho do cara”.Clique AQUI para fazer o download do disco Ao Vivo no Teatro em Santa Rosa. No blog Um que tenha, você também pode baixar tantos outros disco do mestre.


4 comentários:

Vitor Nascimento disse...

Desculpa o caralho, seu fanfarrão, tempasso que não posta nada...
E finalmente colocou link para baixarmos o que recomenda...
E ultima coisa, e o Tim Festival? Vamos?

Renan Bono disse...

Rapaz...o trabalho me chama!


po, não vi as atrações ainda, mas podemos ver as possibilidades de ir ao Tim Festival.

Anônimo disse...

Realmente esse é o "cara da viola!"
As vezes parece q tem mais de um violão na jogada, mto foda...
As parcerias com Vinicius de Moraes então...po, da melhor qualidade. Os afro-sambas (todos), Astronauta, samba da benção, formosa...po mtos clássicos q devem ser tocados acompanhados pela boa e velha cerva madrugada adentro!
Belo post, vou baixar o disco. Recomendação sua, deve ser bom...

Flw!

ps: Deixa de ser gay, fica aí falando q é trabalhador...aiai, faz porra nenhuma...

Renan Bono disse...

Bérna, você é trôla demais.