sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Jards Macalé (1972)

Há tempos venho querendo escrever sobre Jards Macalé, grande músico e compositor, que acompanhou de perto o Tropicalismo, principalmente junto a Caetano Veloso e Gal Costa, produzindo e arranjando álbuns dos dois artistas. Jards participou da produção e nos arranjos de um dos melhores disco do Caetano, o Transa, de 1972, onde, a pedidos de Caetano, Macalé foi até Londres, na época do exílio do compositor baiano, para acompanha-lo na composição do disco. Além do Transa, Jards Macalé também ajudou nos arranjos do álbum LeGal, da Gal Costa, de 1970, além de ter produzido o show da intéprete baiana intitulado Meu Nome é Gal.

Cheguei até Jards Macalé através de um amigo, há alguns anos atrás, quando ele me recomendou ouvir o primeiro álbum de Macalé, intitulados Jards Macalé, de 1972.


A primeira coisa que percebi no álbum foi a proximidade com a sonoridade do Transa, de Caetano Veloso. Um violão Folk, acompanhado de uma bateria e um baixo. Uma banda compacta e crua, além de fazer uma mesclagem entre o Rock, Samba, Bossa Nova, faz com que o disco não tenha um conceito definitivo.

Farinha do Desprezo abre o disco, mostrando a característica Folk a qual me referi anteriormente, misturado com um Samba-Jazz. A segunda faixa é Vapor Barato, cantada de uma forma estranha, transmitindo um sentimento de sofrimento.

Destaco a música Mal Secreto, a minha favorita do álbum, e que ficou perfeita na interpretação da Gal Costa no álbum Fa-tal. Faixa que traz uma melancolia característica de Jards Macalé. Além de Mal Secreto, tem a clássica Let’s Play That, que traz a famosa frase do poeta tropicalista Torquato Neto, que diz: "vai, bicho, desafiar o coro dos contentes".

Apesar de ser pouco conhecido entre a maioria das pessoas, Jards é um cara de primeira linha da MPB, que ao lado de artistas como Sérgio Sampaio, Belchior e outros, faz parte do chamado grupo dos malditos da MPB. Vale a pena conferir o disco de 1972 e, com certeza, o resto da obra de Jards.

Fui!

8 comentários:

Anônimo disse...

Rapaz....
esse seu blog traz mais musicalidades para a minha "estante" de cd, que é mais o HD do meu pc...que antes eu nem imaginava que iria baixar!
hahahahaha

Abração man!
ps: já baxei o Jards Macalé!
hahahahahah

Renan Bono disse...

hahahah

pode crer, bicho.

mas ae, vale a pena escutar o Jards com atenção!

faloU!

Anônimo disse...

se me der na veneta, eu vou...

Renan Bono disse...

e tudo mais jogo num verso...

Vitor Nascimento disse...

Muito bom o tal do Macal... Grande participação no Transa.

E a amanhã? Vamos ver a TIVA ser campeã?

Renan Bono disse...

Da série "injustiças do futebol", a tiva foi a campeã. Mas, capixabão tá aí, e as coisas serão diferentes.

Vitor Nascimento disse...

Pensei que seria diferente e não ficaria chorando. Pô ovelha, decepção.

Agora domingo que vem a outra metade da vingança contra o Fluminense, hoje foi com o Renight.

Hehehehe. Hein, nas férias marcar de tomar uma grade no Cavalo de Tróia?

Unknown disse...

Vc me deixou mais curiosa pra conhecer Jards Macalé. Já tinha ouvido falar dele através do Sérgio Sampaio, que pra mim é o melhor do melhores. Macalé também deve ser muito bom!!