terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Meu Tempo é Hoje - II

Mais sambista que nunca, ando profundamente mergulhado nos discos e tudo mais que contém Samba para se ouvir. O ritmo, que antes me despertava pouco interesse, e, consequentemente (sem trema, de acordo com a nova gramática da nossa língua), não havia conhecimento bruto sobre os grandes sambistas, como Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola. Enfim, aqueles que realmente valem a pena ouvir. Pois bem. Agora o Samba não me sai da cabeça. É toda hora cantando algo, assobiando, murmurando, tudo que me faça lembrar o quanto é bom ouvir-lo.

Recentemente tive a oportunidade de assistir o documentário Meu Tempo é Hoje (2004), que traça um perfil do cantor, compositor e sambista Paulinho da Viola.

O documentário fala da trajetória de Paulinho, que desde pequeno viveu em um ambiente musical. Seu pai, César Faria, era violonista do grupo Época de Ouro, que tinha como estrela maior o fenômeno Jacob do Bandolin. Acostumado a visitas de, além de Jacob, nomes como Pixinguinha, Altamiro Carrilho e outros grandes chorões, não havia outro caminho a seguir se não fosse a música.

O grande barato do documentário é que além da música, mostra o lado pessoal do Paulinho, sua família e o gosto pela marcenaria, que, segundo o próprio artista, seria a profissão dele, caso não fosse músico. Além das participações interessantíssimas de Marisa Monte, Zeca Pagodinho e seu grande parceiro, o compositor Elton Medeiros.

E, logicamente, a Portela não fica de fora desse registro. Todo a história dele dentro da escola, com direito a várias rodas de Samba e a presença de grandes nomes da Velha Guarda da Portela. A escola de samba faz parte da vida de Paulinho da Viola, assim dito nos versos de Foi Um Rio que Passou em Minha Vida.

Enfim, o documentário é uma viajem no mundo do Samba de Paulinho da Viola. Mundo que eu me sinto a vontade e faço questão de fazer parte.

5 comentários:

Anônimo disse...

chora cavaco!

Vitor Nascimento disse...

vamo atualizar esta porra?

Renan Bono disse...

Capixabão tá me matando, cara!

Vitor Nascimento disse...

Tá me matando também!!! HAHAHA!

Lörran disse...

Indiquei teu blog para o prêmio Dardos.

Confira em

http://moquecarocker.blogspot.com/2009/03/premio-dardos-do-reconhecimento.html

Abraço,
Lorran.