terça-feira, 31 de março de 2009

Chico Buarque: compositor x escritor

Li em algunns sites que Chico Buarque irá lançar um novo romance, intitulado Leite Derramado. O quarto romance na sua aventura pela literatura.




Soa até engraçado falar que Chico se aventura, porque se o que ele faz em grande parte de suas músicas não tem teor literário eu não sei o que é literatura. Mas, leio algumas discussões, inclusive no Orkut, sobre o Chico escritor, romancista, e vejo como há um equilíbrio de opiniões sobre o assunto. Alguns acham que Chico mantém a mesma genialidade de suas músicas nos livros, e outros, até com maior veemência, defendem a idéia de que ele não deveria se "aventurar" nos livros e ficar só com a música.

É difícil opinar sobre isso, já que não tenho tanto conhecimento literário assim. Mas, uma vez perguntei ao escritor e professor de literatura Francisco Grijó, que também mantém um blog, o excelente Ipsis Litteris, sobre o que ele acha do Chico Buarque escritor. A resposta dele foi que o Chico, com toda a veia poética que possui, quando vai para prosa acaba ficando chato. Acabei por concordar. Li os outros três romances. O primeiro, Estorvo, eu realmente achei muito chato. Mas os seguintes, Benjamin e Budapeste, eu gostei, inclusive do último. Em Budapeste pude observar um gostinho poético, que deixa o Chico - no mínimo - bem próximo daquele que agente sabe.

O que resta é esperar arduamente o lançamento de Leite Derramado, e ver se realmente essa distância entre o Chico Buarque compositor e o Chico Buarque escritor é medida em quilômetros ou em centímetros.
Clique aqui e veja um vídeo onde o próprio autor lê sua obra e mostra uma prévia do que escreveu.

Nenhum comentário: