sexta-feira, 2 de maio de 2008

Cartola - 1976

É até um pouco de ousadia minha falar de samba, já que ainda conheço pouco do que realmente vale a pena ouvir. Uma dessas coisas é o sambista Cartola. Devido a uma feliz curiosidade comprei o segundo álbum dele, de 1976, intitulado Cartola.



Fiquei muito feliz com a descoberta. Sempre ouvi grandes nomes da nossa música falarem da importância de Cartola para a MPB e, principalmente, para o samba, mas até então, não tive a oportunidade de escuta-lo. Ouvi neste disco a simplicidade de um grande sambista e, ao mesmo tempo, a fineza de um grande poeta. Começando pela primeira faixa, O Mundo é Um Moinho, uma das mais belas do disco. Músicas que falam de amor, mas que não são nem um pouco melodramáticas. O próprio compositor dizia que preferia falar de amor e de mulher, que são coisas que realmente são importantes na vida. Mas o que mais me encanta no disco são as melodias criadas por Cartola, melodias que até o maestro Villa Lobos apreciava. A maior prova disso é a faixa As Rosas Não Falam, que veio a se tornar uma das canções mais conhecidas do compositor. Com razão. E, logicamente, o poeta fala do seu amor pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira na faixa Sala de Recepção. Cartola foi um dos fundadores da Mangueira e compôs o primeiro samba da escola, intitulado Chega de Demanda. Além dessas músicas eu também ressalto as faixas Preciso Me Encontrar, única faixa não composta por Cartola, e Não Posso Viver Sem Ela, samba que confirma as palavras do compositor quando ele diz que gosta de falar de mulher.

Ta aí mais uma dica. Samba de primeira, sofisticadíssimo. E só pra completar, Cartola era tricolor, assim como quase todos os grandes nomes da nossa música. Então pode confiar que o som vale a pena escutar.

Hehe.

11 comentários:

Anônimo disse...

Salve Cartola..

Muito interessantes as dicas.
Falou muito bem sobre um dos maiores compositores da história do país..

Mas, diferentemente de Cartola, deafinou no final ao ter q falar do tricolor..

=)

Renan Bono disse...

olha aí!

o Djan apareceu!

qualé, rapaz? não entendi esse "desafinou" aí.

conhece Romerito?? jogardor do sport???

acho que sim, né?

hehe

bernard disse...

Falou bem, Bono.
Também tenho essa preciosidade do cartola, comprei esse mais dois dele numa promoção do Submarino.
O cara é sambista de primeira, e o disco é um dos melhores, senão o melhor dele.
O mundo é um moinho é de ouvir ajoelhado.

Vitor Nascimento disse...

disco foda mesmo... tu tem um puta bom gosto sheep.... abraços

Vitor Nascimento disse...

SHEEP MY NIGGA... postei o que lhe prometi faz tempo, olha lá meu blog... abração!

Renan Bono disse...

Bernard, eu vu um vídeo de o mundo é um moinho no youtube. O cartola e o pai dele.
deu até vontade de chorar. até coloquei nos favoritos do orkut.

rsr

até que efim, Vitor. Já vou baixar lá.

abraços!

Anônimo disse...

colé Ovelha,
esse video é do filme "Cartola música para os olhos". Eu tenho aqui em casa, além de contar a vida de Cartola é uma aula de samba...
Esse disco é foda, um dos melhores ao lado do cartola 76.

Renan Bono disse...

po, Bérna.

demorou esse vídeo aqui pra mim, hein...!?

Anônimo disse...

blz...
quando quiser!

Vitor Nascimento disse...

demorou pra atualizar, hein?

Unknown disse...

Concordo em tudo que você fala sobre o Cartola. Como ele é bom!! É essencial ouví-lo.E desse cd que vc ouviu faltou comentar de " ensaboa", é uma beleza ele e D. Zica cantando na maior simplicidade. Queria ser a mulata!! Até e parabéns pelo blog.