segunda-feira, 21 de abril de 2008

Melhor do que o silêncio só João

Passeado pela internet recebi uma notícia muito boa. Um dos maiores nomes da nossa música resolveu sair de um silêncio que durava quase uma década. João Gilberto vai subir aos palcos em uma homenagem aos 50 anos da Bossa Nova. Ele fará quatro apresentações em três cidades diferentes. Infelizmente a cidade onde eu moro está fora da rota dos shows dos grandes artistas, e não seria diferente desta vez. As cidades escolhidas foram São Paulo, nos dias 14 e 15 de Agosto, Rio de Janeiro, no dia 24 de Agosto e 05 de Setembro em Salvador. Além das apresentações no Brasil ele tem mais alguns shows agendados no exterior, incluindo no Carnegie Hall, em Nova Iorque – local do lendário concerto da Bossa Nova em 1962, e apresentações no Japão. Quem sabe eu consiga ir a algum dos concertos aqui no Brasil, de preferência lá no Rio, local mais acessível para mim.




E falando em João Gilberto, lembrei de um disco que sinceramente está na minha lista dos melhores da música brasileira. Falo do álbum Amoroso, lançado em 1977.




Esse disco, em minha opinião, é o mais bem acabado do João Gilberto. O arranjo das músicas ficou muito bom, um som que preenche os sete buracos da sua cabeça, e o melhor de tudo é ouvir o João cantando bonito, mais do que em todos os outros álbuns. Oito músicas fazem parte do repertório. Alguns clássicos da Bossa Nova como Wave, Triste e Caminhos Cruzados e clássicos da música mundial como Besame Mucho e Estate. Mas as minhas faixas preferidas são Tim tim por tim tim, um samba com a cara do João e ‘S Wonderful, oportunidade rara de ouvi-lo cantando em inglês. A outra faixa é Zíngaro, composição de Chico Buarque e Tom Jobim, que também é conhecida com o nome Retrato em Branco e Preto, devido a um problema de diferenças de idéias de Chico e Tom, mas isso é outra história.
Fica aí a dica do Amoroso, vale muito a pena escutar. Quanto aos shows, tomara que o João volte sendo o mesmo João, aquele que com sua voz e seu violão encanta todo o público que vai assisti-lo, aquele que reclama do microfone, do ar-condicionado, do barulho da platéia, enfim, João Gilberto.

Faixas do disco:

01-'S Wonderful
(George e Ira Gershwin)
02-Estate
(Bruno Martino - Bruno Brighetti)
03-Tim tim por tim tim
(Geraldo Jacques - Haroldo Barbosa)
04-Besame mucho
(C.Velaquez)
05-Wave
(Tom Jobim)
06-Caminhos cruzados
(Newton Mendonça - Tom Jobim)
07-Triste
(Tom Jobim)
08-Zíngaro
(Chico Buarque - Tom Jobim)

Fui!

4 comentários:

Vitor Nascimento disse...

acho bem legal que ele sobe, de são paulo, pro rio e do rio pra salvador, eu acho que tem um estado ai entre rio e bahia, não tem? hehehehe
num vai/ia rolar um festival de bossa/mpb aqui em vix?

Renan Bono disse...

hahahaha


pois é, Vitor...aquele estado da região sudeste que separa o Rio da Bahia não é Minas?

hehehe


bem que poderia rolar algumas coisas desse tipo. o que rola é um jazz/bossa em alguns bares da cidade, mas shows assim...não sei de nenhum.

Vitor Nascimento disse...

pergunte pro nosso amigo boemio falido bernah, foi ele qm comentou comigo faz um tempinho...

Anônimo disse...

porra, boemio falido foi foda. Falido não, em crise financeira passageira, espero!
Essa parada q ele flw, eu li no jornal tem alguns meses. Falaram q em maio ia rolar um festival de comemoração da bossa nova aqui, ia ter no sesi, iam reabrir o porto, e em outros lugares q eu esqueci.

Quanto ao João Gilberto...po esse cara tá no meu mp3, gosto bastante. Esse disco eu tenho aqui, mto bom mesmo...
ovelha e suas dicas, sempre boas!